Amigo do Patrimônio – 2ª Edição

Ponta Grossa, 26 de setembro de 2018

 

A Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (APPAC) vem por meio da homenagem “Cidadão Amigo do Patrimônio” reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas que têm se destacado nessa área de atuação. A homenagem do ano 2018 foi destinada ao Prof. Dr. Gilson Burigo Guimarães (UEPG), que envolveu-se desde o início dos anos 2000, com estudos e ações relacionados ao patrimônio natural dos Campos Gerais: é membro do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq “Gestão do Patrimônio Natural”; participou dos projetos apoiados pelo CNPq e Fundação Araucária que resultaram no livro “Patrimônio Natural dos Campos Gerais” (2007); participou dos projetos na área de Piraí da Serra, que realizaram amplo diagnóstico e proposição de empreendimentos sustentáveis para uma das últimas áreas preservadas dos Campos Gerais; participou da iniciativa de viabilizar o tombamento da Escarpa Devoniana (2012), junto à Coordenação do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e, neste ano (2017), liderou a contestação ao questionável projeto de lei que visava a redução da APA da Escarpa Devoniana no estado do Paraná.

Por seus estudos e atuações em defesa do patrimônio natural, a homenagem – “Cidadão Amigo do Patrimônio” – da APPAC ao Gilson B. Guimarães é um reconhecimento justo e merecido. Em declarações ouvidas por seus pares mais próximos, todos afirmam com convicção que a sua dedicação é ímpar e extrapola limites que poucas pessoas conseguem chegar. Sem dúvida a sua dedicação para com a Área de Proteção Ambiental – APA da Escarpa Devoniana, principalmente desde o final do ano de 2016, se posicionando contra o projeto de lei que prevê a redução desta unidade de conservação, já é um motivo para reconhecer o belo e importante trabalho em prol do patrimônio natural dos Campos Gerais que ele desenvolve.

A sua trajetória acadêmica é marcada por diversas frentes: a busca pela educação de qualidade e universal, o envolvimento por discussões a respeito de questões culturais e históricas, o engajamento nas lutas por uma sociedade justa e igualitária e constantemente atuar em várias frentes de pesquisa sobre temas ambientais, além de suas ações como militante das causas ambientais, atuando em conselhos consultivos, grupos de pesquisa e extensão, entidades não governamentais entre outros espaços.

Segundo os seus alunos e ex-alunos, o professor Gilson é um excelente docente e pesquisador, que dissemina em suas aulas a preocupação e a metodologia para a conservação da natureza, a história da terra e seus elementos, a interação entre bio e geodiversidade, os desafios para a geoconsevação, a geoética e o patrimônio natural.

Homenagear com o prêmio de “Amigo do Patrimônio” é uma homenagem dos membros da APPAC e o reconhecimento da sua dedicação e perseverança em prol do patrimônio cultural/natural; uma singela homenagem que evidencia os esforços de um cidadão que compreende o mundo em que vive e dedica parte da sua vida para a melhoria social e ecológica da região, do planeta.

 

 

“Tivemos apenas uma conversa por telefone e poucos e-mails trocados. Antes disso seu nome já era familiar pelos incontáveis e-mails relacionados a distintas causas. Audiências públicas e a VI Conferência Municipal da Cidade de Ponta Grossa me levaram a conhecer sua fisionomia e vontade de dar voz à natureza. Dessa forma discreta presenciei mais os efeitos do que suas iniciativas, coisa muito rara numa cultura com abundância de pessoas se identificando mais pelo discurso do que pelos frutos de suas ações. Presenciar a proporção que tem tomado a mobilização social em torno de algumas causas ambientais no Paraná, a partir de suas iniciativas, não deixa dúvidas quanto ao merecido reconhecimento de seu trabalho e humanidade. Agradeço por revelar a trilha diante de nós e ser o exemplo que é, sobretudo de respeito à vida”.

Renato Dombrowski, Arquiteto e Urbanista

 

“A homenagem da APPAC aos trabalhos desenvolvidos pelo Gilson é um reconhecimento justo e merecido. Eu que acompanho de perto suas atividades e ações, posso dizer com convicção que sua dedicação é ímpar e extrapola limites que poucas pessoas conseguem chegar. Sem dúvida, sua dedicação para com a Área de Proteção Ambiental – APA da Escarpa Devoniana, principalmente desde o final do ano de 2016, se posicionando contra o projeto de lei que prevê a redução desta unidade de conservação, já é um motivo para reconhecer o belo e importante trabalho em prol do patrimônio natural dos Campos Gerais que desenvolve. É importante dizer que além da luta em prol da APA da Escarpa Devoniana, seus trabalhos envolvem diversas frentes, lutando por uma educação de qualidade e universal, por questões culturais e históricas, por uma sociedade justa e igualitária e atuando em diversos temas ambientais. Além de suas ações como militante das causas ambientais, atuando em conselhos consultivos, grupos de pesquisa e extensão, entidades não governamentais entre outros espaços, o Gilson é um excelente professor e pesquisador, que dissemina para seus alunos a conservação da natureza, a história da terra e seus elementos, a interação entre bio e geodiversidade, os desafios para a geoconsevação, a geoética, o patrimônio natural. Dar o prêmio de Amigo do Patrimônio é uma forma ideal de reconhecer seus esforços, dedicação e perseverança. Na figura de orientando e amigo, destaco meus parabéns e saliento que esta homenagem é uma importante forma de reconhecer os esforços de um cidadão que se importa com nossa sociedade e que luta por um mundo melhor. Saudações Gilson, você merece!”

Henrique Simão Pontes, Geógrafo, Membro do Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE)

 

A premiação foi realizada no dia 26 de setembro de 2018, pelo associado Prof. Dr. Leonel Brizolla Monastirsky durante a abertura da XXV Semana Acadêmica de Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

 

 

Para saber mais sobre a premiação consulte:

Associação presta homenagem a professor da UEPG

Semana de Geografia abre programação