APPAC conselheira: atuação em Conselho está estagnada

Conselho com objetivo de conservar patrimônio natural ameaçado dos Campos Gerais não realiza reunião há cinco anos Você sabia que a APPAC auxilia na preservação de uma porção da mata atlântica? O Parque Nacional dos Campos Gerais tem área de Read more…


APPAC conselheira: associação faz parte de conselho municipal que visa preservar a cultura e identidade pontagrossense

APPAC atua na gestão do patrimônio em conselho deliberativo Instituído há mais de 20 anos pela lei municipal nº 6183/1999, o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac) administra o patrimônio da cidade. Deliberação sobre tombamentos, desconto de tributos municipais, julgamento Read more…


Preservação do patrimônio tem impacto educacional

Os patrimônios refletem evolução social, cultural, ambiental e são fonte criativa Manifestações populares, monumentos, tradições, construções, sítios arqueológicos, formações físicas, biológicas e geológicas, entre outros, são exemplos de patrimônios culturais e naturais, materiais ou imateriais. É aquilo que uma cultura, Read more…


Patrimônio natural é também cultural

Comitê abrange aspectos socioculturais a partir do patrimônio natural Você sabia que em Ponta Grossa os populares rios Pitangui, Rio Verde, São Jorge, Botuquara, Guaraúna e Cará-Cará, fazem parte da bacia hidrográfica do rio Tibagi? Diante do reconhecimento destes nomes, Read more…


Preservação de cemitérios garante estudo sobre identidade local

Cemitério que antecede a cidade de Telêmaco Borba é preservado há apenas quatro anos, após oito décadas de existência Com o início do mês mais assustador do ano, muitas referências assustadoras surgem no imaginário social. O Halloween lembra bruxas, fantasmas, Read more…


Inauguração do Museu Municipal contou com equipe capacitada de forma específica para o processo

Celebrações do aniversário de Ponta Grossa incluíram a reabertura do Museu Municipal, agora na Mansão Vila Hilda.


APPAC conselheira: associação faz parte de três conselhos e um comitê municipal

Influência no cenário cultural de Ponta Grossa por meio do Conselho Municipal de Políticas Culturais Entre os conselhos que a APPAC participa, está o Conselho Municipal de Políticas Culturais. Criado em 1999 e formado por representantes de instituições e pessoas Read more…


O passado no presente de Ponta Grossa

Exposição de fotografia retrata pluralidade de elementos significativos para história, memória e identidade pontagrossense “Quem define o que é significativo ao ponto de ser representativo para sua comunidade é a própria população”, diz a historiadora, professora, sócia da APPAC, e Read more…


PG Memória encerra com o tombamento de 8 imóveis 

Imóveis preservados relembram a história de Ponta Grossa de uma perspectiva não centralizada  Com poucos votos desfavoráveis para tombamento, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental serão preservados. A Sessão Pública de Tombamento fazia parte da programação do PG Read more…


APPAC coloca mulheres como guardiãs de afeto no PG Memória

Stand montado pela associação se torna espaço de partilha entre visitantes interessados no patrimônio das receitas familiares Mulheres são protagonistas em exposição da quinta edição do PG Memória, realizado pela Prefeitura com a temática Álbum de Família. A APPAC participou Read more…