APPAC finaliza curso sobre patrimônio cultural urbano em PG

No último sábado (15), aconteceu o encerramento do curso “Patrimônio Cultural em Ponta Grossa – Elementos, características e políticas públicas”, organizado e promovido pela Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (APPAC). A última aula foi ministrada pelo arquiteto e urbanista Gabriel Dib, que abordou a reabilitação de áreas urbanas degradadas. 

Essa foi a primeira iniciativa de uma série de cursos que a APPAC pretende realizar para incentivar o debate sobre o patrimônio. A atividade ainda buscou celebrar os 200 anos de Ponta Grossa e promover a sensibilização e valorização histórica e cultural da cidade. 

As cinco aulas foram ofertadas entre os meses de junho e julho e exploraram diferentes temas, como os aspectos que compõem o patrimônio cultural, políticas públicas de preservação, além da representação do patrimônio cultural em mapas e croquis. As atividades foram ministradas por um corpo qualificado de mestres e doutores das áreas da Arquitetura, História e Geografia. Além do conteúdo teórico, o curso ainda promoveu saídas de campo em espaços públicos, como a Praça Marechal Floriano Peixoto. 

Participante do curso, a historiadora Vitória Gabriela de Oliveira ressalta a importância da interdisciplinaridade das aulas para a sua formação. “Na História tem a questão do patrimônio, mas a gente não discute outras coisas, como a arquitetura. Então, o curso agregou muito para mim enquanto profissional. Foi uma oportunidade de conhecer visões de pessoas de outras áreas”, destaca. 

Brendo Francis Carvalho, segundo secretário da APPAC e professor do curso, reforça o caráter multidisciplinar da atividade. “As aulas foram pensadas para profissionais de todas as áreas que, de alguma maneira, se interessam e trabalham com o patrimônio cultural da cidade”, explica.

Para Ana Luiza Kincheski, estudante de Arquitetura e Urbanismo, o curso foi uma oportunidade de complementar os conteúdos vistos na graduação.  “As aulas trouxeram reflexões importantes. Na Arquitetura, a gente consegue ter essas visões, mas aqui no curso da APPAC foi mais aprofundado. Trouxe uma bagagem principalmente no aspecto do patrimônio”, compartilha.

O curso sobre patrimônio cultural urbano foi ofertado em parceria com o Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e com o SESC Estação Saudade, que disponibilizaram suas instalações para a realização das cinco aulas. Em breve, a APPAC deve anunciar novos cursos e atividades em seus perfis no Instagram e no Facebook

Confira uma galeria com fotos das aulas:

Fotos: Brendo Francis Carvalho e Matheus Gaston