APPAC conselheira: associação faz parte de três conselhos e um comitê municipal

Influência no cenário cultural de Ponta Grossa por meio do Conselho Municipal de Políticas Culturais

Entre os conselhos que a APPAC participa, está o Conselho Municipal de Políticas Culturais. Criado em 1999 e formado por representantes de instituições e pessoas da comunidade, o Conselho tem como finalidade fiscalizar ações do poder público no setor cultural. A associação se faz presente por meio de, entre outras atribuições, discutir o patrimônio cultural.  

“Trazer este tema transversal, estar presente para debate das temáticas culturais, acompanhar a gestão das unidades culturais, e articular com outros conselheiros como podemos atuar na política cultural da cidade”, são algumas das atribuições que a APPAC tem como instituição no conselho, como conta o titular membro da associação, doutorando em geografia, Brendo Francis Carvalho. 

Junto da Secretaria Municipal de Cultura, o Conselho administra o fundo municipal de cultura, e a APPAC contribui nas discussões que concernem as cadeiras que representam diferentes manifestações culturais: literatura, música, dança, artes populares, artes visuais, audiovisual e teatro. Brendo exemplifica algumas formas de atuação da APPAC na política cultural pontagrossense por meio do Conselho Municipal de Políticas Culturais: “Conversar com secretário, mobilizar os atores, fazer conexões e contatos entre diferentes pessoas, setores artísticos e sociedade, em prol da temática do patrimônio cultural”.

Dentro do Conselho, a APPAC consegue exercer, por meio do representante, a participação na administração dos fundos e nas ações propostas para incentivo da cultura no município. Editais, políticas culturais, concursos, debates sobre projetos, como o PROMIFIC (Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura), são momentos em que a associação está presente para deliberar sobre aquilo que influencia no cenário cultural de Ponta Grossa.

O geógrafo explica que o mandato no Conselho é de dois anos, e a eleição dos membros acontece na Conferência Municipal de Cultura. São diversas reuniões ao longo do ano, e o conselheiro deve estar com as obrigações legais em ordem. Além disso, o papel de conselheiro é voluntário, sem gerar remuneração de qualquer natureza. 

A APPAC participa de mais três conselhos, o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC), o Conselho Consultivo do Parque Nacional dos Campos Gerais (PARNA) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tibagi. Nesta série de publicações, serão explicados os objetivos e a representação da APPAC nesses conselhos.